Número de registro
MM.1013
Denominação
Categoria do objeto
Referências temáticas
Exu | Exu Maré | Mar | Matriz Africana | Orixás | Sincretismo | Umbanda
Descrição
Representaçao escultória em gesso da entidade Exu Maré ou Senhor Maré. A representação carrega na mão direita um tridente e na mão esquerda um globo composto apenas de água, que lembra uma pedra branca e turquesa ou mesmo uma pérola de grandes proporções, objeto que marca a relação da entidade com o mar e faz referência ao poder lhe foi dado pelos Orixás. Em volta do pescoço há uma guia nas cores vermelho e preto.
Descrição de uso do objeto
Imagem ritual utilizada em rituais de Umbanda. Senhor MARÉ ele pertence à linha de Iemanjá e trabalha junto a Iansã e a Oxum com o intermédio de Xangô.
Bem eclético, ele é o Exu guardião da sabedoria do povo das águas, odeia a mentira e faz um trabalho sempre muito esclarecedor, procura por seus médiuns exatamente porque necessita de uma inteligência nativa dentro deles (inteligência emocional).
Gosta da cor amarela e por ser um amante do mar também gosta de um bom RUM. Cuida muito de seus filhos dando-lhes sabedoria e compreensão. Vaidoso como OXUM, certeiro em suas palavras como IANSAN e justiceiro como XANGÔ, cuida da evolução e cura espiritual dentro da linha kármica da justiça, fazendo seus filhos evoluirem em cada pensamento e atitude.
Carrega em suas mãos uma pedra branca (Pérola gigante) que lhe dá o poder de desaparecer e se transportar para o lugar desejado. Muitos o vêem em forma de esqueleto com a cabeça de tubarão. A seus ossos são amarrados crânios e alguns deles são substituídos por facões ou espadas. IANSAN lhe da o poder de cuidar dos QUIUMBAS (obsessores), levando-os para dentro do mar (abaixo do fundo do mar), de onde dificilmente voltam. Tal ação segue sempre a linha da justiça de XANGÔ.
Fonte: https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Exu_Mare (Fantasipedia)
Informações sobre possuidor precedente
O objeto foi doado por Marcelo Vieira, que é um dos autores da museografia da exposição de longa duração do Museu da Maré. O doador narra que passando numa loja de Artigos Religiosos de Umbanda, a imagem chamou a sua atenção, por ser caracterizada como um Exu, que tinha um globo de água nas mãos. Achou interessante essa relação de Exu com as águas ou o mar, o que nunca tinha visto e após analisar a peça, a adquiriu. Ao levá-la para o museu contou a história e manifestou o desejo de que a mesma ficasse no espaço do Congá, no Tempo da Fé. Ao mostrar a imagem ao grupo que se encontrava no Museu naquele momento, Antônio Carlos percebeu que havia uma inscrição quase imperceptível, que talvez explique a trajetória da imagem até a exposição do Museu. Na base da imagem estava escrito "EXU MARÉ".
Descrição Thesaurus
Obra esculpida de carácter religioso, cujas peças geralmente estão representadas nos retábulos, nas capelas e nas procissões da Semana Santa, além das devocionais. Usualmente a escultura religiosa deve ser concebida de acordo com normas e cânones a serviço da Igreja, de modo que cada imagem possa ser identificada por seus invariáveis atributos. Podem aparecer em grupos ou uma só figura.
(Helena Dodd Ferrez, 2016)
Histórico do uso museológico
2018 - A peça é integrada ao módulo "Tempo da Fé", no espaço do Gongá.
Referências
facebook.com/crerReligiao/photos/história-exu-maré-sr-maré-ele-pertence-à-linha-de-iemanjá-e-trabalha-junto-a-ian/1583748244993436
https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Exu_Mare
Localização atual
Tipo de local
Localização permanente
Há direitos de reprodução?
Não