Número de registro
MM.0224
Denominação
Categoria do objeto
Referências temáticas
Avião | Catolicismo | Devoção | Virgem Maria
Descrição
Imagem do Sagrado Coração de Maria com a parte superior do corpo, auréola e abertura no peito com a exibição do coração. O coração se encontra em destaque, com esplendor e se apresenta transpassado por uma espada. Na parte superior línguas de fogo.
Descrição de uso do objeto
Imagem religiosa de uso devocional ou decorativo para ser afixada em paredes ou no interior de oratórios.
A memória do Imaculado Coração de Maria começa a ser celebrada ainda no século XVII, tendo como seu protagonista São João Eudes - O apóstolo do Coração de Jesus e Maria - que obteve do Bispo de Autun, na França, a aprovação da celebração da festa. Atualmente, no calendário Romano, o Coração de Maria é celebrado no sábado seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
A Santa Sé mostrou-se favorável ao culto do Imaculado Coração no início do século XIX. Em 1805, o Papa Pio VII concedeu a autorização para a celebração da festa às dioceses e às congregações religiosas que lhe pediam. No ano de 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios do Imaculado Coração de Maria. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de dezembro de 1942, na Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos depois, em 1945 estendeu a festa do Imaculado Coração de Maria para toda a Igreja Católica. (Fonte: https://www.ocaminho.org/post/a-devocao-ao-imaculado-coracao-de-maria)
Data de registro
01/12/2023
Registrador
Antônio Carlos